quinta-feira, 27 de agosto de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA - COMISSÃO DE ESPORTES - CÂMARA DOS DEPUTADOS - BRASIL - 25-AGOSTO-2015

A Federação Internacional de Capoeira se fez representar na audiência pública realizada no dia 25 de agosto de 2015 na Câmara dos Deputados, em Brasília, DF, Brasil, específica sobre a Capoeira, na qual o Presidente Sergio Luiz de Souza Vieira esteve como convidado da Comissão de Esporte, que ao fazer uma rápida reflexão sobre o que lá ocorreu, observou os seguintes aspectos:
1- Dificuldade de muitos que lá estiveram no domínio conceitual e histórico do que lá se tratou. Estas dificuldades se potencializam exponencialmente nas redes sociais, criando grandes dicotomias, em função da velocidade com que se veiculam determinadas informações sem a devida análise crítica.
2- A Capoeira foi reconhecida como um desporto por três vezes pelo CND - Conselho Nacional de Desporto e uma vez pelo CNE - Conselho Nacional de Esporte, bem como pela Lei Federal 12.288/10 que instituiu o Estatuto da Igualdade Racional, como DESPORTO DE CRIAÇÃO NACIONAL, mas mesmo assim muitos não querem que a Capoeira "seja" reconhecida como um esporte, muito embora esteja reconhecida no Brasil desde 1941.
3- Já temos em âmbito mundial 35 Federações Nacionais de Capoeira e muitas delas já se encontram reconhecidas pelos Comitês Olímpicos Nacionais específicos, portanto o processo de desportivização da Capoeira já se encontra difundido em âmbito mundial e isto é irreversível.
4- Percebe-se que muitos capoeiristas ainda confundem "reconhecimento profissional" como "regulamentação profissional", e ainda que muitos rejeitem a "profissionalização", vivem profissionalmente da Capoeira, o que se trata de uma incongruência.
5- Muitos são contra a "institucionalização" da Capeira, mas não percebem que sua institucionalização ocorre também ao se criar um nome para um grupo, quando se cria um site ou se determina o uso de um uniforme, etc. 
6- Acredita-se que se tornam necessárias ações formativas antes de se debater eventuais temas, em especial de modo mais intenso e cordial, pois é impossível construir algo positivo com as falas de seus atores sociais por apenas alguns minutos.
Segue o link da referida audiência pública. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário